LUMOS: STEREO Toolbox

STEREO (Support To Exploitation and Research in Earth Observation)

LUMOS (Remote sensing image processing algorithms for land use and land cover monitoring systems)

LUMOS (algoritmos de processamento de imagem de sensoriamento remoto para sistemas de monitoramento de uso e cobertura da terra)

A Bélgica tem seu próprio programa nacional de apoio à pesquisa em observação da Terra chamado STEREO (Apoio à Exploração e Pesquisa em Observação da Terra).

O objetivo do projeto LUMOS é desbloquear ferramentas e algoritmos de processamento de dados que foram desenvolvidos por cientistas ao longo do programa STEREO, transformando-os em plugins fáceis de usar (escritos em Python) para o ambiente comum de código aberto QGIS.

LUMOS

Produtos e serviços esperados

  • Um conjunto de plug-ins QGIS fáceis de usar, manuais do usuário, dados de teste e exercícios.

  • Um protocolo padrão para futuros desenvolvedores de software nos programas STEREO.

  • Um workshop dedicado para lançar e demonstrar o conjunto de ferramentas STEREO para os usuários.

VIPER Tools

Sobre as ferramentas VIPER 3

O pacote de aplicativos VIPER Tools é um plugin do QGIS e um pacote Python independente que fornece um conjunto de ferramentas de processamento para dados de sensoriamento óptico passivo multibanda, incluindo imagens hiperespectrais e multiespectrais.

O VIPER Tools original foi escrito para ENVI/IDL e lançado em 2007. Várias atualizações foram lançadas desde então e a caixa de ferramentas foi portada para o PyQGIS em 2018 e 2019.

O pacote fornece ferramentas para:

  • Criar bibliotecas espectrais interativamente (selecionando espectros de uma imagem ou usando regiões de interesse) e gerenciando os metadados (desenvolvidos pela HU Berlin)
  • Otimizar bibliotecas espectrais com Seleção Iterativa de Endmember, Ear-Masa-Cob ou CRES
  • Executando SMA e MESMA (com fusão multinível, desmistura de zona estável,…)
  • Pós-processamento dos resultados do MESMA (ferramenta de visualização, normalização de tonalidade,…)

O VIPER Tools agora foi desenvolvido no ambiente de código aberto para incentivar o desenvolvimento adicional da ferramenta. As páginas de instruções são encontradas na Documentação e incluem orientações para instalação, um manual do usuário, exercícios e uma API. O repositório e os dados do teste são encontrados no Bitbucket.

Ferramentas disponíveis no LUMOS

As ferramentas originais do VIPER estão divididas em duas ferramentas Python/QGIS: Spectral Library Tool e MESMA.

MESMA no QGIS

O MESMA é um plugin QGIS e um pacote python independente que implementa o algoritmo de separação MESMA (Multiple Endmember Spectral Mixture Analysis) no campo da Sensoriamento Remoto.

MESMA

Ferramenta Spectral Library

O pacote Spectral Library Tool é um plugin do QGIS e um pacote Python independente que fornece um conjunto de ferramentas de processamento para bibliotecas espectrais multiespectrais e hiperespectrais.

Spectral Library Tool

Tree Density Calculator

Tree Density Calculator é um plugin QGIS e um pacote de interface de linha de comando (CLI) projetados para calcular densidades de árvores com base em imagens de brilho, usando o máximo local de uma janela deslizante.

A Calculadora de Densidade de Árvores original foi escrita em C++ e transportada para o PyQGIS em 20182019. Foi desenvolvido em um ambiente de código aberto para incentivar o desenvolvimento da ferramenta.

Tree Density Calculator

Neural Network MLPClassifier

O pacote Neural Network MLPClassifier é um plugin QGIS e um pacote Python independente que fornece um método de classificação supervisionada para dados de sensoriamento remoto óptico passivo multibandas. Ele usa um classificador de rede neural MPL (Multi-Layer Perception) e é baseado no Neural Network MLPClassifier do scikit-learn.

O programa foi originalmente desenvolvido por Lieven P.C. Verbeke (Universidade de Ghent, Laboratório de Manejo Florestal e Técnicas de Informação Espacial). Foi escrito em C++ e portado para o PyQGIS em 2019 - 2020. Foi desenvolvido em um ambiente de código aberto para incentivar o desenvolvimento adicional da ferramenta. Neural Network MLPClassifier

Outras ferramentas STEREO disponíveis

As equipes de pesquisa envolvidas no programa STEREO também tornaram o software acessível fora do projeto LUMOS. Você encontrará uma seleção abaixo.

- Complete InSAR suite developed by the signal Lab of CSL

- DIARS toolbox - remote sensing-based framework for mapping, modelling and assessing the impact of biological invasions

- SAT-EX Codes & Data - Global Impacts of Hydrological and Climatic Extremes on Vegetation

Referências


Curso de Geoprocessamento com QGIS

  • Modalidade: Ensino a Distância
  • Duração: 30 horas
  • Certificado Oficial*

*Única entidade do Brasil credenciada pelo Projeto QGIS.org

Matricule-se

Professor de QGIS

Especialista em SIG (desde 1998)