QGIS PCA for Change Detection Analysis

Análise de Principais Componentes para Detecção de Alterações em Imagens

PCA4CD

O PCA4CD é um plugin QGIS para construir a camada de detecção de mudança usando o método de componentes principais. Projetado principalmente com o objetivo de: - gerar ou carregar os componentes principais (PCA) - e construir a camada de detecção de alterações com base nas propriedades de redução da dimensionalidade.

Versão QGIS e Python

Este plugin só funciona na versão QGIS >= 3.4, é muito recomendado usar a versão mais recente disponível do QGIS 3 com o ambiente Python 3.7 devido às dependências e alguns problemas com a biblioteca Dask.

Pacotes python adicionais

PCA4CD requer pacotes python adicionais para funcionar, que geralmente não são parte do Python do QGIS. Estes são: - Python-Dask - PyQtGraph

O caminho para ter isso:
  • Primeira maneira (recomendado e automático) é que o plugin (quando está instalando ou atualizando) será instalado em uma pasta separada específica para PCA4CD e não influenciará qualquer instalação existente do Python.
  • Em segundo lugar, instalá-lo em sua instalação Python no Sistema primeiro antes de instalar o plugin, mas depende do Sistema Operacional para trabalhar.

Como usar

Primeiro, a janela principal é dividida por duas seções: - Computar os componentes principais - Carregar os componentes principais

As seguintes etapas são:

  • Análise de detecção de alterações
  • Gerar a camada de alteração por componente
  • Gerar a camada de alteração de mesclagem

PCA4CD

O PCA4CD foi desenvolvido, projetado e implementado pelo Grupo de Sistema de Monitoramento Florestal e de Carbono (SMByC), operado pelo Instituto de Estudos de Hidrologia, Meteorologia e Meio Ambiente (IDEAM) - Colômbia. Autor e desenvolvedor: Xavier Corredor Ll.

Referências:

Artigos:

Avatar
Sidney Schaberle Goveia
Professor de QGIS

Especialista em SIG (desde 1998)