QGIS TRANUS Plugin

QTRANUS - TRANUS Provider Plugin for QGIS 3.x

QTRANUS

QTRANUS é a GUI desenvolvida para o modelo integrado de uso de solos e transporte do TRANUS no ambiente QGIS. Ele assume a forma de um plug-in para o QGIS, de modo que o usuário do modelo pode exibir resultados em vários formulários de mapa, criar ou editar dados e executar execuções de modelo.

TRANUS: Sistema Integrado de Simulação da Localização das Atividades, Usos do Solo e Transportes

Tranus é um modelo de simulação sobre a localização de atividades, uso do solo e transporte, que pode ser aplicado tanto à escala regional quanto na urbana. É especialmente concebido para simular os efeitos prováveis de políticas e projetos diversos em cidades ou regiões, e avaliá-los do ponto de vista social, econômico, financeiro, energético e ambiental.

TRANUS

A gama de políticas e projetos que podem ser analisadas com o sistema é muito ampla. Políticas de planejamento urbano, os controles sobre os usos do solo, e diversos projetos e politicas de transporte podem ser representados. Essas políticas de uso do solo e transporte podem ser combinadas e avaliadas em conjunto. Uma lista completa das possibilidades do sistema seria muito extensa, mas as seguintes podem servir como guia: - Planos de urbanização - Controles sobre os usos do solo - Impacto dos projetos industriais ou residenciais - Planos de desenvolvimento regional - Planos e estímulos para a construção de moradias - Programas de proteção do ambiente através do controle sobre as áreas especiais - Novas estradas e melhoras as estradas existentes - Reorganização do sistema de transporte público (novas rotas, tarifas, etc.) - Faixas exclusivas de ônibus (BRT) - Sistemas de transporte coletivo (metrô, LRT, etc) com tarifas integradas - Rodovias de pedágio urbanas ou regionais - Faixas exclusivas para veículos de alta ocupação (HOV) - Restrições à circulação de veículos - Políticas de preços, tais como taxas sobre os combustíveis ou estacionamento - Park-and-ride - Road Pricing (pedágios urbanos) - Reabilitação e manutenção de estradas - Projetos ferroviários - Novas instalações portuárias ou aeroportuárias ou relocalização dos actuais

Tranus foi aplicado em numerosos estudos nas cidades e regiões de diversa índole, e correspondentes a realidades sociais e econômicas muito diferentes, como a América Latina, EUA, Europa e Ásia. Também é utilizado em pesquisas acadêmicas e em cursos de pós-graduação em diversas universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo.

Referências:

Avatar
Sidney Schaberle Goveia
Professor de QGIS

Especialista em SIG (desde 1998)