Modelo de Elevação Digital TanDEM-X 90m

TanDEM-X - Digital Elevation Model (DEM) - Global (90m)

TanDEM-X 90m

O modelo de elevação digital TanDEM-X 90m

TanDEM-X (TerraSAR-X add-on para Medidas Digitais de Elevação) é uma missão de radar de observação da Terra que consiste em um interferômetro SAR construído por dois satélites quase idênticos voando em formação próxima. Com uma separação típica entre os satélites de 120m a 500m, foi gerado um modelo global de elevação digital (DEM).

O principal objetivo da missão TanDEM-X é criar um mapa 3D preciso das superfícies terrestres da Terra, que seja homogêneo em qualidade e com precisão sem precedentes. A aquisição de dados foi concluída em 2015 e a produção do DEM global foi concluída em setembro de 2016. O erro de altura absoluta é de cerca de 1m, uma ordem de magnitude abaixo da exigência de 10m.

O TanDEM-X 90m DEM é uma variante do modelo global de elevação digital (DEM) adquirido no âmbito da missão alemã TanDEM-X entre 2010 e 2015, e possui um espaçamento de pixels reduzido de 3 segundos de arco, que corresponde a 90m no equador. Abrange todas as massas de terra da Terra, de pólo a pólo.

Download de produtos

Para o download dos produtos TanDEM-X 90m DEM, estão disponíveis três opções (via HTTPS ou FTPES), dependendo das suas preferências, da sua máquina, das configurações do sistema e da quantidade de dados que deseja baixar.

Apenas conexões criptografadas são suportadas e um login com seu nome de usuário e senha (do auto-registro descrito acima) é obrigatório; Os métodos de download HTTP ou FTP simples não são suportados.

  • Variante A: navegador da Web HTTPS e interface baseada em mapa para selecionar blocos individuais.
  • Variante B: FTP / FTPES, recomendado para quantidades maiores ou todo o conjunto de dados, usando um cliente FTP
  • Variante C: Interface do navegador da Web HTTPS para selecionar blocos individuais diretamente, navegando na estrutura do diretório

Variante A - Usando um navegador da Web HTTPS e interface baseada em mapa

Esta opção de download é recomendada para usuários que desejam baixar alguns produtos e que preferem o uso de uma interface orientada por mapa para a seleção dos produtos.

Para baixar áreas maiores ou o conjunto de dados global completo, recomendamos o uso de um cliente FTP (consulte a Variante B).

Vá para o formulário de login no URL: https://sso.eoc.dlr.de/pwm-tdmdem90

Entre com seu nome de usuário e senha que você registrou e envie o formulário de login. Digite o URL da interface do mapa em uma nova guia do navegador da web:

Licença de Usuário para a Utilização dos Produtos de Dados MDE TanDEM-X 90m

  • Para uso Científico: Por meio desta, uma licença para o uso dos produtos de dados TanDEM-X 90m Digital Elevation (abreviada: TanDEM-X 90m DEM) conforme definido abaixo é concedido pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) para o usuário. Esta licença é gratuita, mas exclusivamente concedida para uso científico.

  • Para uso Comercial: Uma licença para o uso comercial dos produtos de dados DEM TanDEM-X 90m deve ser adquirida (comprada) separadamente.

Referências:

Avatar
Sidney Schaberle Goveia
Sidney S. Goveia

Especialista em SIG (desde 1998)